Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Casa onde morreu o poeta António Nobre
Designação
DesignaçãoCasa onde morreu o poeta António Nobre
Outras Designações / Pesquisas
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPorto/Porto/Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Avenida do BrasilPorto Número de Polícia: 351
LATITUDE LONGITUDE
DistritoPorto
ConcelhoPorto
FreguesiaAldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Proteção
Situação ActualProcedimento encerrado / arquivado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaEm 18-12-2017 foi dado conhecimento ao requerentes, ao Gabinete do Ministro da Cultura e à CM do Porto, enviando a esta última cópia do processo para a ponderação de uma classificação como de IM
Despacho de 24-11-2017 da diretora-geral da DGPC a determinar o arquivamento da proposta de abertura de procedimento de classificação de âmbito nacional
Parecer favorável de 25-10-2017 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura
Proposta de arquivamento de 9-08-2017 da DRC do Norte, por não não reconhecer no imóvel um suporte de memória do poeta e atendendo ao estado de degradação, aliado á ausência de mobiliário ou objeto que remeta para António Nobre
Requerimento de classificação assinado por várias "personalidades relevantes da vida pública e cultural" entregue em 6-07-2015 no Gabinete do Secretário de Estado da Cultura
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizada no número 531 da Avenida do Brasil, no Porto, frente à Praia de Gondarém, a Casa onde morreu António Nobre é uma pequena habitação de dois pisos que se desenvolve numa planta retangular, sucedida por um logradouro com jardim.
A casa encontra-se em avançado estado de ruína mantendo-se, ainda, a fachada principal, revestida de azulejos e dividida em dois registos, o primeiro com porta de entrada à direita e duas janelas de peito à esquerda, o segundo com janela de sacada e varandim ao centro, ladeada por duas janelas. Este frontispício "apresenta a linguagem tradicional da arquitetura habitacional corrente da região norte, aplicada durante um período alargado, entre pelo menos meados do século XVIII e os anos 50 do século XX." (Proc. Classificação, Inf. 1119226, DRCN, 2016).
História
Edificada possivelmente na segunda metade do século XIX, a habitação com o número 531 da Avenida do Brasil corresponde à casa onde morreu, a 18 de Março de 1900, o poeta portuense António Nobre, aos 32 anos de idade.
Durante a sua curta vida, o poeta publicou um único livro, em 1892, a coletânea intitulada , que viria a tornar-se uma das mais importantes obras da poesia portuguesa do século XIX. Postumamente, o autor teve mais dois livros publicados.
A casa onde morreu, vítima de tuberculose, era o local onde morava o seu irmão, Augusto Nobre, reputado republicano e um dos mais importantes biólogos da sua geração, que lecionou na Universidade do Porto e foi Ministro da Educação três vezes.
Em 2015 um conjunto de personalidade formulou o pedido de classificação da casa onde morreu o poeta, propondo também a criação de um espaço museológico para instalar o espólio de Nobre, atualmente depositado na Biblioteca Municipal do Porto, alertando para o avançado estado de ruína do edifício que ameaça um espaço que se constitui como "uma marca relevantíssima da nossa memória colectiva" (Pedido de classificação, 2015).
No entanto, depois de avaliação técnica, foi considerado que o imóvel não apresentava "um suporte de memória do Poeta, nem do seu irmão", não havendo "qualquer indício da casa ter tido especial significado na obra do autor", uma vez que "o estado de degradação, aliado à ausência de mobiliário ou de qualquer objeto que remeta para António Nobre, retira-lhe capacidade evocativa e, consequentemente, bases para justificar uma classificação como bem imóvel." (Proc. Classificação, Inf. 1119226, DRCN, 2016).
Catarina Oliveira
DGPC, 2018
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt