Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Casa dos Araújo e Abreu
Designação
DesignaçãoCasa dos Araújo e Abreu
Outras Designações / Pesquisas
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Guimarães/Oliveira, São Paio e São Sebastião
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Vale DonasGuimarães Número de Polícia: 13-15
LATITUDE LONGITUDE
DistritoBraga
ConcelhoGuimarães
FreguesiaOliveira, São Paio e São Sebastião
Proteção
Situação ActualProcedimento encerrado / arquivado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaEnviada cópia do processo à CM de Guimarães em 9-07-2015 para a ponderação de classificação como de IM
Despacho de arquivamento de 15-06-2015 do diretor-geral da DGPC
Proposta de arquivamento de 11-06-2015 da DRC do Norte, por não consubstanciar um valor patrimonial de âmbito nacional, estando abrangida pela classificação do Centro Histórico de Guimarães como MN, por força da inscrição na LPM da UNESCO desde 2001
Requerimento de classificação de 24-04-2015, da proprietária
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizada no centro histórico da cidade de Guimarães, nos números 13 e 15 da rua de Vale Donas, a casa pertencente à família Araújo e Abreu desenvolve-se numa planta em U, edificada em duas fases distintas, datando a primeira do século XVII e a segunda do século XIX. Atualmente, este exemplar de arquitetura solarenga está destinada ao turismo de habitação, integrando a Rota das Casas Brasonadas do centro urbano de Guimarães.
Da centúria de Seiscentos data o corpo central, e primitivo, que originalmente se encostava à muralha, apresentando então uma planta retangular, de onde se destaca a fachada principal em aparelho de pedra, dividida em dois pisos. No andar térreo rasgam-se duas portas de acesso ao interior, no extremo direito de moldura retangular, ao centro a porta principal, em arco rebaixado, e o piso superior é marcado pela abertura regular de janelas de sacada com varadim de ferro. Ao centro do frontispício, no topo, foi colocada a pedra de armas dos Pereira, Cardoso e Rebelo (Afonso; Ferrão: 2002). Do lado esquerdo foi edificado, no século XIX, um corpo lateral que se integra harmoniosamente na fachada. O alçado posterior foi renovado, quando das recentes obras de reforma e adaptação do imóvel às suas atuais funções, apresentando um terraço dividido em duas secções.
O espaço interior, embora muito transformado pelas funções hoteleiras do imóvel, mantém alguns elementos característicos da arquitetura solarenga original, nomeadamente a escadaria decorada com uma maciça voluta de pedra, decorada com folhas de acanto.
História
Desconhece-se a data exata de construção ou o encomendador deste imóvel, sabendo-se apenas que à época da sua edificação o traçado das muralhas vimaranenses, a que se encontra adossado, não permitia a existência dos dois corpos laterais. Como tal, estes terão sido edificados "já no século XIX, quando a remoção dos muros da Vila o permitiu." (Idem).
A casa, que passou por um período de abandono, foi recuperada na primeira década do século XXI, albergando no presente a unidade hoteleira Guimarães Historical Center Apartments.
Catarina Oliveira
DGPC, 2016
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra ClassificaçãoCentro Histórico de Guimarães e Zona de Couros
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Guimarães - Património Cultural da Humanidade. Vol. I.AFONSO, José FerrãoEdição2002Guimarães
Guimarães - Património Cultural da Humanidade. Vol. I.FERRÃO, BernardoEdição2002Guimarães

IMAGENS

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt