Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Ponte 25 de Abril
Designação
DesignaçãoPonte 25 de Abril
Outras Designações / PesquisasPonte Salazar / Ponte 25 de Abril / Ponte Ferroviária e Rodoviária 25 de Abril (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa; Setúbal/Lisboa; Almada/Alcântara; Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- Ponte 25 de AbrilLisboa; Pragal Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.694183-9.178146
DistritoLisboa; Setúbal
ConcelhoLisboa; Almada
FreguesiaAlcântara; Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas
Proteção
Situação ActualEm Vias de Classificação
Categoria de ProtecçãoEm Vias de Classificação (com Despacho de Abertura)
CronologiaAnúncio n.º 205/2018, DR, 2.ª série, n.º 234, de 5-12-2018 (ver Anúncio)
Despacho de concordância de 2-10-2018 da diretora-geral da DGPC
Parecer de 2-05-2018 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura a propor a classificação como MIP
Proposta de 19-10-2016 do Departemento dos Bens Culturais da DGPC para a classificação como de IN /MN
Anúncio n.º 35/2015, DR, 2.ª série, n.º 44, de 4-03-2015 (ver Anúncio)
Despacho de 27-01-2015 do diretor-geral da DGPC a determinar a abertura do procedimento de classificação
Proposta de classificação de 21-11-2014 do Departamento dos Bens Culturais da DGPC
Despacho de concordância de 27-11-2013 da diretora-geral da DGPC
Proposta de 5-11-2013 da Unidade de Coordenação de Classificações da DGPC para ponderar o início da instrução da proposta de classificação
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12737527
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
A Ponte 25 de Abril foi construída sob projeto do Gabinete de Engenharia de Nova Iorque, Steinman, Boynton, Gronquist & London, com intervenções do Gabinete da Ponte sobre o Tejo e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Aquando da sua inauguração detinha o maior vão da Europa e o 5.º maior em todo o Mundo. Obra-prima de engenharia civil, das mais de duas dezenas de pontes construídas ao longo do rio Tejo, destaca-se, ainda, como a única ponte suspensa do País. Ao nível local, tornou-se num elemento estruturante e indispensável no acesso à capital e entre o norte e o sul do País. Desde o início projetada como ponte mista rodoferroviária, a fase rodoviária terá sido inaugurada em 1966, e a ferroviária em 1999. A 1.ª fase consistiu na construção de uma ponte suspensa sobre o rio, preparada para numa segunda fase receber a ferrovia, um grande viaduto sobre a zona de Alcântara, acessos rodoviários nas margens norte e sul, e sinalização e iluminação de toda a obra. Na 1.ª fase, a ponte seria constituída por torres e ancoragens, cabos de suspensão funiculares da carga, e pendurais para suportarem a viga de rigidez. A estrutura metálica, inicialmente apresentada como solução para o viaduto sobre Alcântara, terá sido substituída pela construção de um viaduto em betão armado e pré-esforçado, constituído por uma séria de cantilevers, formando grandes TT ligados por juntas de articulação especiais, preparado com uma travessa horizontal a 10 m do topo, apta a suportar o futuro tabuleiro ferroviário. Na construção das fundações das duas torres, de aço carbono do tipo ASTM-A 36, com duas grandes selas de aço fundido, no topo, que suportam os dois cabos principais de suspensão, foi empregue o método do caixão aberto. Foi, para isso, necessário atravessar uma camada de água com 32,5 m de altura, uma camada de lodo com a espessura de 30 m e, finalmente, uma camada de 20 m de areias e pedras soltas. A construção da torre sul, implantada em pleno rio, foi assente numa fundação em betão armado encastrado na rocha basáltica, 82,5 m abaixo do nível da preiamar de águas vivas. Na primeira fase da obra foi construído em simultâneo o primeiro trecho do túnel sob a praça da portagem, que mais tarde recebeu a linha ferroviária. O comprimento total da ponte e do viaduto é de 3222,75 m, as duas torres atingem 190 m de altura e o tabuleiro encontra-se 70 m acima do nível da água. Na 2.ª fase, para além da preparação da estrutura de modo a receber a instalação do caminho-de-ferro, com via dupla e respetivas catenárias, procedeu-se à beneficiação geral de toda a estrutura, com o alargamento do tabuleiro rodoviário para seis faixas de circulação. Foi, ainda, instalado um tabuleiro ferroviário de acesso à margem norte, debaixo do viaduto de Alcântara, com projeto da autoria do Eng.º António Reis.
História
A primeira apresentação escrita de um projeto para a construção de uma ponte no local data de 1876. No ano de 1953 foi nomeada uma comissão, para estudar a problemática, tendo sido aberto um concurso internacional (1959). O contrato para a execução da obra foi, adjudicado à United States Steel Export Company. O início da construção deu-se em 5 de novembro de 1962, com um prazo previsto de 51 meses (1967). A ponte foi solenemente inaugurada no dia 6 de agosto de 1966, pelo Presidente da República, Américo Tomás, sob a bênção do Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Gonçalves Cerejeira, e a presença do Presidente do Conselho de Ministros, Oliveira Salazar, como Ponte Salazar. No dia 28 de abril de 1974, terá o 1.º Comité de Acção Popular, chefiado pelo Coronel Varela Gomes, arrancadas as letras em bronze e inscrito o nome de Ponte 25 de Abril, nome que se encontra, ainda, hoje nos pilares da Ponte.
Elisabete Serol
DGPC, 2016
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPPalácio Sabugosa e Jardins
Outra Classificação
Nº de Imagens26
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Ponte 25 de Abril - Planta com a delimitação e a ZGP em vigor

Ponte 25 de Abril - Pilar com base no Rio Tejo

Ponte 25 de Abril - Viaduto e pilares com base em Lisboa

Ponte 25 de Abril - Vista geral do Monsanto

Ponte 25 de Abril - Pilar com base no Rio Tejo

Ponte 25 de Abril - Vista geral de Belém

Ponte 25 de Abril - Vista geral da Ajuda

Ponte 25 de Abril - Tabuleiro da ponte

Ponte 25 de Abril - Viaduto e pilares com base em Lisboa

Ponte 25 de Abril - Pilar com base no Rio Tejo

Ponte 25 de Abril - Final do viaduto e início do tabuleiro, com base em Lisboa

Ponte 25 de Abril - Vista geral do tabuleiro

Ponte 25 de Abril - Vista do tabuleiro

Ponte 25 de Abril - Vista geral do tabuleiro da ponte

Ponte 25 de Abril - Pilar junto da Rua Primeiro de Maio

Ponte 25 de Abril - Vista parcial de norte (Rua da Junqueira)

Ponte 25 de Abril - Vista parcial de norte

Ponte 25 de Abril - Tabuleiro sobre a Rua Leão de Oliveira

Ponte 25 de Abril - Pilar norte, visto a partir da Travessa da Praia

Ponte 25 de Abril - Tabuleiro sobre a Rua Primeiro de Maio

Ponte 25 de Abril - Tabuleiro norte visto da Travessa da Galé

Ponte 25 de Abril - Tabuleiro sobre a Rua Primeiro de Maio

Ponte 25 de Abril - Tabuleiro sobre a Rua Primeiro de Maio

Ponte 25 de Abril - Tabuleiro sobre a Estação de Santo Amaro

Ponte 25 de Abril - Troço de tabuleiro sobre a Rua Primeiro de Maio

Ponte 25 de Abril - Vista parcial de norte

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt