Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Casa-oficina do escultor Soares dos Reis
Designação
DesignaçãoCasa-oficina do escultor Soares dos Reis
Outras Designações / PesquisasCasa-atelier Soares dos Reis / Atelier de Soares dos Reis (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPorto/Vila Nova de Gaia/Santa Marinha e São Pedro da Afurada
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Luís de CamõesVila Nova de Gaia Número de Polícia: 207
LATITUDE LONGITUDE
DistritoPorto
ConcelhoVila Nova de Gaia
FreguesiaSanta Marinha e São Pedro da Afurada
Proteção
Situação ActualProcedimento encerrado / arquivado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaEnviada cópia do processo à CM de Vila Nova de Gaia em 16-12-2014 para a ponderação de classificação como de IM
Despacho de arquivamento de 30-09-2014 do diretor-geral da DGPC
Proposta de arquivamento de 24-02-2014 da DRC do Norte, face ao deficiente estado de conservação do imóvel
Requerimento de classificação de 20-05-2013, de particular
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12737527
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Instalada no número 207 da Rua Luís de Camões, no centro histórico de Vila Nova de Gaia, a Casa-oficina do escultor António Soares dos Reis desenvolve-se em planta retangular, ocupando um lote de terreno irregular que se implanta numa das curvas do arruamento, com espaço de jardim nas traseiras.
Construído de raiz para o escultor, o imóvel serviu não apenas de espaço de trabalho mas também de habitação para a sua família, repartindo-se em três corpos intercomunicantes de dois pisos, cuja divisão é perfeitamente distinguível no exterior. Os volumes laterais, simétricos e de cércea mais baixa, albergavam os espaços privados e sociais da família (salas, quartos, cozinha, espaço de arrumos), apresentando fachada com porta retangular e telhado de duas águas. O corpo central, um espaço amplo onde se rasga sobre o grande portão de madeira central (que permitia a entrada e saída de grandes blocos pétreos e da estatuária já finalizada) uma imponente janela de ferro e vidro, destinava-se à oficina e às salas de desenho de Soares dos Reis.
Atualmente, o imóvel encontra-se em avançado estado de degradação, que em nada faz jus à memória da vida e obra de um dos maiores vultos da arte do século XIX português.
História
A residência de António Soares dos Reis (1847-1889), em Vila Nova de Gaia, terá sido edificada cerca de 1876, ano em que o escultor recebeu aprovação camarária para construir a sua casa-oficina. Com um primeiro esboço delineado pelo próprio, o projeto seria entregue ao arquiteto José Geraldo Sardinha, seu amigo pessoal.
O escultor habitou o imóvel com a família até 1889, ano em que se suicidou, e praticamente desde a data da sua morte "foram idealizadas as mais diversas formas de converter esse espaço num lugar de homenagem", projetos que falharam consecutivamente (Queiroga: 2011, p. 14).
A casa foi vendida, duas vezes, em épocas distintas, pela viúva, e no ano de 1938 é comprada em hasta pública pela empresa do jornal O Primeiro de Janeiro, para que aí se instalasse um museu dedicado ao escultor. Oito anos depois, o imóvel era vendido à Câmara de Vila Nova de Gaia, com a ressalva de aí se instalar o referido espaço museológico; as peças do atelier do escultor, que subsistiam no local, foram adquiridas pela Escola de Belas Artes do Porto (ESBAP), ficando sob tutela camarária.
Apenas entre 1949 e 1950 foram executadas obras de recuperação do espaço, que em Janeiro deste último ano estava em condições de receber o espólio do artista. No entanto, nos quinze anos seguintes a casa-oficina serviu apenas de espaço de trabalho para alunos da ESBAP, e em 1965 o edifício estava novamente votado ao abandono.
Nas décadas seguintes, foram inúmeros os projetos e parcerias que tinham como objetivo recuperar o imóvel e revitalizá-lo enquanto espaço de memória, mas até à data a Casa-oficina Soares dos Reis continua fechada, o que tem dificultado em grande medida a sua conservação.
Catarina Oliveira
DGPC, 2016
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Casa oficina do escultor António Soares dos Reis, 1847-1889: reabilitação de uma memória e reabilitação de um espaço. Dissertação de mestrado.QUEIROGA, Sónia Margarida SerraEdição2011Lisboa

IMAGENS

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt