Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Convento da Orada
Designação
DesignaçãoConvento da Orada
Outras Designações / PesquisasIgreja de Nossa Senhora da Orada / Igreja do Convento de Nossa Senhora da Orada dos Agostinhos Descalços / Igreja do Convento de Nossa Senhora da Orada / Convento da Orada / Fundação para a Salvaguarda e Reabilitação do Património Arquitetónico (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaÉvora/Reguengos de Monsaraz/Monsaraz
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -Telheiro Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.455236-7.373294
DistritoÉvora
ConcelhoReguengos de Monsaraz
FreguesiaMonsaraz
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MIM - Monumento de Interesse Municipal
CronologiaAviso n.º 2026/2016, DR, 2.ª série, n.º 34, de 18-02-2016 (ver Aviso)
Deliberação de 29-12-2015 da CM de Reguengos de Monsaraz a aprovar a classificação como MIM
Deliberação de 23-07-2014 da CM de Reguengos de Monsaraz a determinar a alteração da deliberação anterior no que se refere à categoria de classificação mencionada, que passa de IIM para MIM
Aviso n.º 7281/2014, DR, 2.ª série, n.º 116, de 19-06-2014 (ver Aviso)
Deliberação de 2-04-2014 da CM de Reguengos de Monsaraz a determinar a abertura do procedimento de classificação para IIM do Convento da Orada
Despacho de concordância de 28-11-2013 da diretora-geral da DGPC
Parecer N.º 124/GJ/2013, de 28-11-2013, da DGPC a propor que o procedimento seja considerado "em estudo", considerando nula toda a tramitação posterior ao despacho de 23-12-1985, atendendo a que o emissor não determinou concretamente a classificação nem tinha competência para o efeito
Despacho de 23-12-1985 do presidente do IPPC a determinar que se proceda conforme
Parecer de 17-12-1985 do Conselho Consultivo do IPPC a propor a classificação como IIP da Igreja do Convento de Nossa Senhora da Orada dos Agostinhos Descalços
Em 18-07-1985 a CM de Reguengos de Monsaraz remeteu os elementos solicitados
Em 10-12-1984 foram solicitados elementos à CM de Reguengos de Monsaraz para instrução do processo de classificação
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO182905
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Implantado em plena planície, a Norte da vila de Monsaraz e nas proximidades do lugar de Ferragudo, o Convento da Orada destaca-se pela sua dimensão e brancura numa zona escassamente arborizada.
Em redor do imóvel observa-se um grande terreiro empedrado subsistindo, ainda, parte do muro da cerca em pedra, muro este que, na zona que adossa à fachada principal da igreja, possuiu um portal em arco e gradeamento de ferro forjado (Arco de Nossa Senhor da Guia). Ainda do lado Sul, mas já nas traseiras do edifício conventual, abre-se um outro portal de acesso à propriedade.
Neste terreiro implanta-se, também, um cruzeiro de dois degraus colocado defronte à entrada da igreja.
De planta quadrada, o convento apresenta uma igreja a Sul e um claustro central. O edifício conventual, de arquitetura bastante sóbria, ostenta dois pisos sendo que, no piso superior, são visíveis pequenas janelas de moldura simples, quadrangular e em pedra, correspondendo aos vãos das antigas celas.
A igreja do convento, por sua vez, apresenta uma planta retangular composta pela articulação de nave e da abside, sendo que a largura da abside é menor permitindo assim o encaixe de duas sacristias. A fachada principal que é composta pela frontaria da nave e da torre sineira, foi bastante alterada devido aos estragos causados pelo terramoto de 1755, tendo então sido construído, sobre a cornija, um frontão ondulado com nicho. Um nártex ladeado por duas janelas e três janelões no piso superior compõem ainda esta fachada integralmente pintada de branco.
Pelo interior, o edifício define-se pela articulação vertical de dois pisos com coberturas diferenciadas em abóbadas de berço. A talha que ainda subsiste nos altares da igreja, conserva parte da decoração original de ornatos e festões vegetalistas.

História
O local onde hoje se implanta o cruzeiro fronteiro à igreja, corresponde ao espaço ocupado por uma antiga Ermida fundada por D. Nuno Álvares Pereira (GOMES, 1991). Esta Ermida sofreu profundas alterações nos finais do século XVI, tendo passado para a comenda da Ordem de Santiago por vontade do Duque de Bragança. Finalmente, em 1670, o templo é entregue aos Agostinhos Descalços que, em 1700, fundam o Convento, demolindo a secular Ermida. Refira-se que o principal mentor desta fundação foi Fr. Manuel da Conceição, responsável pela introdução da Ordem em Portugal em 1664, apenas seis anos antes da criação do Convento da Orada. O primeiro cenóbio fundado por este religioso será em Lisboa, no Monte Olivete.
A construção do convento apenas ficará concluída em 1741 mas, pouco depois, em 1755, irá sofrer com o impacto do grande sismo. Em 1820, por ocasião da reestruturação da ordem, foram anexados ao convento de Portalegre parte dos bens do já extinto Convento de Nossa Senhora da Orada.
Desde os finais dos anos 80 do século XX que o convento passou a ser gerido pela "Fundação Convento da Orada" que, entre os anos de 1988 e 1993, empreende um vasto programa de reabilitação dos espaços com o objetivo de aí criar uma escola de restauro de património incidindo a aprendizagem na teoria e na prática das antigas técnicas construção. É neste âmbito também que se irá realizar uma campanha arqueológica na área do adro fronteiro à igreja, tendo sido possível reconhecer a estrutura completa da primitiva igreja quinhentista e dos seus anexos. Esta apresentava uma planta retangular de uma só nave orientada no sentido nascente-poente, uma abside quadrangular e, ainda, um nártex, medindo no total cerca de 12,40m, por 6,20 de largura. No exterior foram igualmente detetados cinco contrafortes circulares de cada lado, incluindo no nártex. Dadas as diferenças observadas no tipo de construção da capela-mor, relativamente à nave, e a falta de ligação das paredes, considerou-se que este espaço poderia corresponder ao primitivo templo quatrocentista que D. Nuno mandara erguer (GOMES,1991, p. 416).


Maria Ramalho/DGPC/2017
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Convento da Orada (Reguengos de Monsaraz). DRCA-Elsa Caeiro, 2018.

Convento da Orada (Reguengos de Monsaraz) - alçado da área conventual. DRCA-Elsa Caeiro, 2018.

Convento da Orada (Reguengos de Monsaraz) - fachada da igreja conventual. DRCA-Elsa Caeiro, 2018.

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt