Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Conjunto da Praça da Liberdade, Avenida dos Aliados e Praça do General Humberto Delgado, incluindo a estátua equestre de D. Pedro IV e todos os restantes elementos escultóricos existentes
Designação
DesignaçãoConjunto da Praça da Liberdade, Avenida dos Aliados e Praça do General Humberto Delgado, incluindo a estátua equestre de D. Pedro IV e todos os restantes elementos escultóricos existentes
Outras Designações / PesquisasAvenida dos Aliados, Praça da Liberdade e Praça do General Humberto Delgado (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Conjunto
TipologiaConjunto
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPorto/Porto/Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -Porto Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.147298-8.611242
DistritoPorto
ConcelhoPorto
FreguesiaCedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como CIP - Conjunto de Interesse Público
CronologiaPortaria n.º 582/2011, DR, 2.ª Série, n.º 113, de 14-06-2011 (sem restrições) (ver Portaria)
Despacho de homologação de 3-12-2010 do Secretário de Estado da Cultura
Parecer favorável de 1-10-2008 da Conselho Consultivo do IGESPAR, I.P.
Proposta de 21-02-2008 da DRC do Norte para a clasificação como IIP
Despacho de abertura de 28-09-1993 do presidente do IPPAR
Proposta de abertura 14-09-1993 da DR do Porto
Proposta de classificação de 27-11-1992 da CM do Porto, na sequência de aprovação em reunião da CM de 9-06-1992 e em reunião da AM de 29-07-1992
ZEPPortaria n.º 582/2011, DR, 2.ª Série, n.º 113, de 14-06-2011 (sem restrições) (ZEP conjunta da Garagem do Jornal O Comércio do Porto e do conjunto da Praça da Liberdade, Avenida dos Aliados e Praça do General Humberto Delgado) (ver Portaria)
Despacho de homologação de 3-12-2010 do Secretário de Estado da Cultura
Parecer favorável de 1-10-2008 da Conselho Consultivo do IGESPAR,I.P.
Proposta de 21-02-2008 da DRC do Norte
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914631
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA actual Praça da Liberdade designou-se primitivamente por Casal ou Lugar de Paio de Novais, Sítio ou Fonte da Arca, denominando-se, mais tarde, por Quinta, Campo ou Sítio das Hortas. Foi ainda Lugar ou Praça da Natividade, Praça Nova das Hortas, Praça da Constituição e de D. Pedro IV e, mais recentemente, Praça da República.
Já em 1691, a municipalidade do Porto e o Capítulo da Sé-Catedral tinham lançado o projecto de estabelecer no Campo das Hortas, propriedade do Capítulo, uma praça pública, entre a Porta de Carros e o Postigo de Santo Elói. O projecto não foi por diante, tendo sido retomado em 1709, pelo então Bispo do Porto, D. Tomás de Almeida, que propõe a abertura de uma praça de formato quadrangular digna de "rivalizar com a Plaza Mayor de Madrid".
Tratava-se do primeiro grande empreendimento urbanístico de Portugal. Chegaram mesmo a efectuar-se os contactos de aforamentos das parcelas a construir e a lançar os alicerces de alguns dos edifícios, contudo, por dificuldades várias também este projecto não teve continuidade.
Em 1718 novo projecto foi lançado, cuja realização teve início quando "o cabido da Sé cedeu a 17 de Fevereiro de 1721 terrenos seus expressamente para uma praça". Novas ruas foram então abertas - a rua do Laranjal das Hortas (futura rua dos Lavadouros, hoje desaparecida) e a rua da Cruz (actual rua da Fábrica).
Da concretização deste projecto resultaria a Praça Nova das Hortas (ou só Praça Nova) limitada a Norte por dois palacetes (desaparecidos), onde funcionaram os Paços do Concelho até 1915; a Sul pela muralha fernandina, destruída mais tarde em 1788 e substituída por um conjunto monumental - o convento dos Frades de Santo Elói - cuja fachada sobre a praça constitui o edifício "da Cardosa", só terminado no século XIX, mas obedecendo ao primitivo projecto - a praça "tout-court". O lado oriental era ocupado pelo Convento dos Congregados, e o lado poente só mais tarde foi edificado.
Durante o século XIX, factores vários - a instalação da Câmara no topo Norte (1819); a inauguração da Ponte de D. Luís (1887); a extensão da via férrea até S. Bento (1896) - contribuem para tornar a Praça definitivamente num importantes centro político, económico e sobretudo social.
Em meados daquele século, a Praça era já o "ponto predilecto de reunião dos homens graves da política e do jornalismo, da alta mercância tripeira e dos brasileiros".
Predominavam os botequins: "Guichard", "Porto Clube", "Camacho", "Suíço", "Europa", "Antiga Cascata", "Internacional", etc., aos poucos desaparecidos em consequência da profunda reestruturação daquela área, onde as entidades bancárias, companhias seguradoras ou escritórios conquistaram o seu espaço.
As obras da Avenida iniciaram-se no dia 1 de Fevereiro de 1916 com a demolição do edifício que serviu de Paços do Concelho, a norte da Praça da Liberdade, acompanhada do desaparecimento das ruas do Laranjal, de D. Pedro, etc.
Ao cimo da Avenida erguem-se os modernos Paços do Concelho, edifício em granito e mármore levado a cabo pela primeira vereação republicana saída do 5 de Outubro de 1910. Foi um projecto do arquitecto Correia da Silva (1920).
No seu todo, resultou um conjunto urbano monumental, de particular interesse histórico e artístico.
AAM
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPCentro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do PilarIgreja da Ordem da TrindadeZona histórica do Porto
Outra Classificação
Nº de Imagens24
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Conjunto Urbano do Porto - Praça da Liberdade: vista geral de norte e edifício das Cardosas

Conjunto Urbano do Porto - Avenida dos Aliados: edifício do lado poente da avenida

Conjunto Urbano do Porto - Praça do General Humberto Delgada: estátua de Almeida Garrett (em fundo, fachada da Câmara Municipal do Porto)

Conjunto Urbano do Porto - Praça da Liberdade (ao fundo, o edifício das Cardosas)

Conjunto Urbano do Porto - Avenida dos Aliados: edifícios do lado nascente da avenida

Conjunto Urbano do Porto - Avenida dos Aliados: remate de edifício do lado nascente da avenida

Conjunto Urbano do Porto - Avenida dos Aliados: pormenor decorativo do edifício do Comércio do Porto (lado poente da avenida)

Conjunto Urbano do Porto - Avenida dos Aliados: edifícios do lado nascente da avenida

Conjunto Urbano do Porto - Avenida dos Aliados: pormenor de edifício

Conjunto Urbano do Porto - Avenida dos Aliados: edifício da Caixa Geral de Depósitos

Conjunto Urbano do Porto - Avenida dos Aliados: conjunto de edifícios do lado poente da praça

Conjunto Urbano do Porto - Avenida dos Aliados: edifício no lado nascente da avenida

Conjunto Urbano do Porto - Avenida dos Aliados: coroamento da fachada do edifício da Caixa Geral de Depósitos

Conjunto Urbano do Porto - Avenida dos Aliados: pormenor decorativo do edifício do Comércio do Porto (lado poente da avenida)

Conjunto Urbano do Porto - Vista aérea do conjunto formado pela Praça do General Humberto Delgado, Avenida dos Aliados e Praça da Liberdade

Conjunto Urbano do Porto - Praça da Liberdade: vista geral de Sul (estátua equestre de D. Pedro IV, Avenida dos Aliados e Praça do General Humberto Delgado)

Conjunto Urbano do Porto - Praça da Liberdade: edifícios a nascente e estátua equestre de D. Pedro IV

Conjunto Urbano do Porto - Avenida dos Aliados: vista geral de Norte (ao fundo, a Praça da Liberdade e edifício das Cardosas)

Conjunto Urbano do Porto - Praça do General Humberto Delgado: fachada principal do edifício da Câmara Municipal do Porto

Conjunto Urbano do Porto - Avenida dos Aliados: vista geral de Sul (ao fundo, a Praça do General Humberto Delgado e o edifício da Câmara Municipal do Porto)

Conjunto Urbano do Porto - Vista aérea da Avenida dos Aliados

Conjunto Urbano do Porto - Avenida dos Aliados: grupo escultórico "Os Putti"

Conjunto da Praça da Liberdade, Avenida dos Aliados e Praça do General Humberto Delgado, incluindo a estátua equestre de D. Pedro IV e todos os restantes elementos escultóricos existentes - Planta com delimitação e ZP que esteve em vigor até ser fixada a ZEP em 14.06.2011

Conjunto Urbano do Porto - Planta com a delimitação e a ZEP em vigor

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt