Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Escola Conde de Ferreira (Lagos)
Designação
DesignaçãoEscola Conde de Ferreira (Lagos)
Outras Designações / PesquisasArmazém das Armas
Sede da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaFaro/Lagos/São Gonçalo de Lagos
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Praça João de Deus (Praça d'Armas)Lagos Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoFaro
ConcelhoLagos
FreguesiaSão Gonçalo de Lagos
Proteção
Situação ActualProcedimento encerrado / arquivado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaDespacho de arquivamento de 30-06-2010 do director do IGESPAR, I.P.
Proposta de arquivamento de 29-06-2010 do Departamento de Salvaguarda do IGESPAR, I.P., por não ter valor nacional
Proposta de classificação de 8-06-2010, de particular
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181501
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaJoaquim Ferreira dos Santos, natural do concelho do Porto, foi sucessivamente 1.º barão, 1.º visconde e 1.º conde de Ferreira, por mercê de D. Maria II, de quem foi partidário, e para cuja causa contribuiu com somas avultadas. A sua grande fortuna, parcialmente dedicada à filantropia, foi conseguida através do tráfico de escravos entre o Brasil e África. Convencido de que "a instrução pública é um elemento essencial para o bem da Sociedade", como afirma no seu testamento de 1866, e imbuído das mais modernas ideias que então circulavam na Europa sobre o ensino primário e os espaços escolares, o Conde de Ferreira foi um dos grandes impulsionadores da instrução pública em Portugal, deixando um legado destinado à construção de 120 escolas primárias nas sedes de concelho. Estas escolas vieram colmatar uma falha gritante na época, quando o Estado se manifestava incapaz de dotar o país com estruturas adequadas de ensino básico.
De facto, o primeiro tipo de planta concebido de origem para servir de escola primária, com uma arquitectura funcional e facilmente identificável, foi resultado do testamento do Conde de Ferreira. Por razões de eficácia económica, os edifícios eram uniformizados, e o tipo de planta adoptada serviu de modelo à maior parte das construções escolares no século XIX. As mais de noventa escolas assim construídas representam um marco na história da educação em Portugal, e tiveram enorme importância na consolidação da rede de ensino público nacional. Tinham, de forma geral, uma planta idêntica, constando do edifício escolar, de linhas depuradas, com fachada encimada por frontão triangular com sineira, porta axial, e uma janela de cada lado, por vezes reflectindo a divisão interna entre salas dos alunos do sexo feminino e do sexo masculino. Nas traseiras da escola, onde na maior parte das vezes existia um pequeno terreiro, ficava a habitação do professor. Os edifícios das escolas maiores, sempre mistas, consistiam basicamente em duas escolas geminadas.
Muitas destas estruturas ainda existem, e continuam a funcionar, quer como escolas quer adaptados a outras funções. É o caso da escola Conde de Ferreira de Lagos, situada na antiga Praça de Armas do Castelo de Lagos (hoje Praça João de Deus), onde em tempos existiu um armazém de armas, diante de uma porta da antiga muralha da cidade. O edifício é, como os restantes, uma singela construção térrea de planta rectangular, com vãos simétricos, fachada rasgada por duas janelas e porta central encimada por pequeno campanário, quatro janelas em cada fachada lateral, e fachada posterior rematada em frontão triangular, também com duas janelas e uma porta. Sobre a porta conserva-se a habitual inscrição "Conde de Ferreira", e na base do campanário pode ler-se a data de 24 de Março de 1866. Actualmente, as salas do interior encontram-se ocupadas pela Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio, que aí se instalou em 1994, conforme plana de mármore colocada na fachada. O conjunto sofreu obras de remodelação na década de 70 do século XX, também documentadas por uma placa na fachada, que introduziram algumas alterações nas fachadas e no interior. A escola encontra-se rodeada pelo espaço verde da pequena praça onde se insere.
Sílvia Leite / DIDA - IGESPAR, I.P. / 2010
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPMuralhas e torreões de Lagos
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt