Linha Ferroviária do Tua | |||||||||||||
Designação | |||||||||||||
Designação | Linha Ferroviária do Tua | ||||||||||||
Outras Designações / Pesquisas | Linha do Tua | ||||||||||||
Categoria / Tipologia | / | ||||||||||||
Tipologia | |||||||||||||
Categoria | |||||||||||||
Inventário Temático | |||||||||||||
Localização | |||||||||||||
Divisão Administrativa | Bragança; Vila Real// | ||||||||||||
Endereço / Local |
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Distrito | Bragança; Vila Real | ||||||||||||
Concelho | |||||||||||||
Freguesia | |||||||||||||
Proteção | |||||||||||||
Situação Actual | Procedimento encerrado / arquivado - sem protecção legal | ||||||||||||
Categoria de Protecção | Não aplicável | ||||||||||||
Cronologia | Anúncio n.º 10853/2010, DR, 2.ª Série, n.º 219, de 11-10-2010 (ver Anúncio) Despacho de arquivamento de 4-11-2010 do Director do IGESPAR, I.P. Parecer de 3-11-2010 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura a propor a não classificação Anúncio n.º 8665/2010, DR, 2.ª Série, n.º 175, de 8-09-2010 (ver Anúncio) Despacho de abertura de 16-06-2010 do Director do IGESPAR, I.P. Proposta de abertura de 7-06-2010 da DRCNorte Proposta de classificação de 18-03-2010 de particulares / Movimento Cívico pela Linha do Tua | ||||||||||||
ZEP | |||||||||||||
Zona "non aedificandi" | |||||||||||||
CLASS_NAME | Sítio | ||||||||||||
Património Mundial | Abrangido por conjunto inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO, que, ao abrigo do n.º 7 do art.º 15.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro, se encontra classificado como MN | ||||||||||||
Património Mundial Designação | |||||||||||||
Cadastro | |||||||||||||
AFECTACAO | 9914631 | ||||||||||||
Descrição Geral | |||||||||||||
Nota Histórico-Artistica | «A Linha do Tua constitui uma linha de caminho de ferro centenária, de bitola métrica (via estreita), com 133,6 quilómetros, integrada na rede nacional ferroviária portuguesa, iniciando-se na estação do Tua (onde liga à Linha do Douro) e terminando na esteção de Bragança. Propõe-se a classificação do troço inicial da linha (54 quilómetros), implantado nas arribas do Vale do Rio Tua, entre a estação do Tua e Mirandela, inaugurado em 1887. Verdadeiro marco e obra-prima da engenharia e da técnica portuguesas do século XIX, constitui não só uma importante parte mas, verdadeiramente, uma peça única e sem paralelo do património ferroviário industrial nacional. Esta linha de montanha , de rara beleza paisagística, representa um ex-líbris e factor de identidade e memória colectiva da região de Trás-os-Montes. (...) O patrimónuo edificado da linha não se pode separar do seu contexto de implantação geográfica, não só pelo arrojo técnico do aterro, situado em boa parte do seu percurso em escarpas íngremes da margem direita do vale do Rio Tua, proporcionando uma paisagem única de extrema beleza, mas também pelo importante impacto sócio-económico positivo que teve e continua a ter naquela região, como eixo estruturante de comunicação, quebrando o isolamento, garantindo o acesso a bens e serviços às populações e potenciando desenvolvimento económico.» «Via de caminho de ferro de montanha, de bitola (distância entre trilhos) métrica (ou seja, iguala a um metro, também chamada de via estreita), apresentando sinuoso, que segue me boa parte do seu percurso, sobre as escarpas do vale do Rio Tua. É composto por carris de ferro, seguindo em trilho paralelo, assentes em traves (chulipas) de madeira, sendo este conjunto, por sua vez, assente em aterro. Servida por um conjunto de edificações e infra-estruturas, em alvenaria e em madeira, utilizadas como estações, apeadeiros, armazéns e edifícios de apoio à actividade ferroviária, este troço de linha, ao longo dos 54 quilómetros de comprimento que subsistem, apresenta um conjunto elevado (e pouco usual) de obras de arte (viadutos, túneis e pontes).» Proposta de Instrução do Processo de Classificação | ||||||||||||
Processo | |||||||||||||
Abrangido em ZEP ou ZP | |||||||||||||
Outra Classificação | |||||||||||||
Nº de Imagens | 8 | ||||||||||||
Nº de Bibliografias | 2 |
TITULO | AUTOR(ES) | TIPO | DATA | LOCAL | OBS. |
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Caminhos-de-ferro Portugueses - Esboço da sua história | ABRAGÃO, Frederico de Quadros | Edição | 1956 | Lisboa | |
Mirandela : apontamentos históricos | SALES, Pe. Ernesto Augusto Pereira de | Edição | 1983 | Mirandela |
Planta de localização com a demarcação do conjunto que se pretendia classificar
Tuneis e Viaducto das Fragas-Más
Estação e Caldas de S. Lourenço
Moinhos do Castanheiro
Tunel das Prezas
Caldas de S. Lourenço
Fragas-Más. Tunel da Cruz
Estação do Talhariz e Tunel d'Alvella
Palacete Vilar de Allen
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