Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Castro de São Jurge
Designação
DesignaçãoCastro de São Jurge
Outras Designações / PesquisasCastro de São Jurge (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt); (Ver Ficha em www.arqueologia.patrimoniocultural.pt )
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaGuarda/Mêda/Ranhados
Endereço / Local
LATITUDE LONGITUDE
DistritoGuarda
ConcelhoMêda
FreguesiaRanhados
Proteção
Situação ActualEm Vias de Classificação
Categoria de ProtecçãoEm Vias de Classificação para IM - Interesse Municipal
CronologiaDeliberação camarária de 7-12-2006
Despacho de encerramento de 19-10-2007 da Subdirectora do IGESPAR, I.P., por não ter valor nacional
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaSítio
O Castro de São Jurge localiza-se junto a um esporão sobranceiro à Barragem de Ranhados, na base do qual corre o Rio Torto. A envolvente direta regista alguns sítios arqueológicos a nascente deste local. A maior parte apresenta uma cronologia de Época Romana, nomeadamente a Tapada do Lagar, a Sepultura da Senhora do Campo 1, a Tapada da Bita Peneda e Limpas.
Este espaço conheceu diversas ocupações, de naturezas e cronologias distintas. Alexandra Vieira, na sua tese Contributo para o estudo dos vestígios arqueológicos - do VI ao I milénio a.C.. Paisagens e Memórias na Bacia Hidrográfica do Douro, designa-o como lugar persistente.
A ocupação mais antiga remonta ao Neolítico Final ou Calcolítico. Da Idade do Bronze é possível reconhecer vestígios compatíveis com a implantação de um povoado, tendo sido escavada uma estrutura hexagonal. Destaca-se um importante núcleo de arte rupestre ao ar livre, materializado em mais de 80 penedos insculpidos e diversas estelas gravadas, com os motivos das covinhas ou fossetes, serpentiformes e zoomorfos. António Sá Coixão, arqueólogo responsável pelas intervenções realizados nestes local, atribui-lhes uma cronologia balizada entre o Neolítico e a Idade do Ferro.
Neste último período (1ª e 2ª Idade do Ferro) conheceu uma ocupação muito intensa, com a implantação de um povoado fortificado, onde foram postas a descoberto estruturas habitacionais, cabanas, pavimentos em seixos e em barro, um forno cerâmico, vestígios de troços de muralha, a meio da encosta, ladeada por uma via, assim como uma calçada de limitada por grandes pedras. A ocupação romana está atestada pela presença de espólio arqueológico que indica uma cronologia coeva com o início da romanização. Poderá ter correspondido a uma villa ou um vicus. Na zona mais alta do morro a presença de uma grande quantidade de pedra aparelhada indicia a existência de uma estrutura que, de acordo com o arqueólogo responsável pela intervenção, poderá ter pertencido a um templo romano, possivelmente dedicado a Júpiter. Finalmente, as ruínas da Capela de São Jurge, onde foram identificadas duas sepulturas, atesta a ocupação Medieval deste mesmo espaço.
História
O Castro de São Jurge é conhecido desde 1929, quando Luís de Pina, realizou algumas sondagens no esporão, tendo referido a existência de alguns penedos com arte rupestre e as ruínas da Capela de São Jurge. No entanto, será apenas depois dos trabalhos realizados por António Sá Coixão, no âmbito dos Projetos ESPOCROME - Estudo das ocupações Proto-históricas e Romanas na área do Concelho de Mêda e ESARCOME - Estudos Arqueológicos do Concelho de Mêda, que a dimensão do local é verdadeiramente conhecida, apesar de ainda não estarem concluídas as intervenções arqueológicas programadas.
Ana Vale
DGPC, 2019
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias5

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Projecto ESARCOME - Estudos Arqueológicos do Concelho de Mêda - Relatório das sondagens arqueológicas. Texto policopiado, constante no processo DGPC/Arqueologia, S - 19378 - Castro de São Jurge.COIXÃO, António do Nascimento SáEdição2003
Projecto ESPOCROME - Estudo das ocupações Proto-históricas e Romanas na área do Concelho de Mêda- Relatório das sondagens arqueológicas. Texto policopiado, constante no processo DGPC/Arqueologia, S - 19378 - Castro de SãoCOIXÃO, António do Nascimento SáEdição2005
Projecto ESPOCROME - Estudo das ocupações Proto-históricas e Romanas na área do Concelho de Mêda - Relatório das sondagens arqueológicas. Texto policopiado, constante no processo DGPC/Arqueologia, S - 19378 - Castro de São Jurge.COIXÃO, António do Nascimento SáEdição2010
A Arte Rupestre do Castro de São Jurge (Ranhados - Mêda).COIXÃO, António do Nascimento SáEdição2014
Contributo para o estudo dos vestígios arqueológicos - do VI ao I milénio a.C.. Paisagens e Memórias na Bacia Hidrográfica do Douro, Dissertação de Doutoramento, Departamento de Ciências e Técnicas do Património, Faculdade de Letras da Universidade dAlexandra Maria Ferreira VieiraEdição2015

IMAGENS

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt