Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Fraga dos Corvos
Designação
DesignaçãoFraga dos Corvos
Outras Designações / Pesquisas
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBragança/Macedo de Cavaleiros/Castelãos e Vilar do Monte
Endereço / Local
LATITUDE LONGITUDE
DistritoBragança
ConcelhoMacedo de Cavaleiros
FreguesiaCastelãos e Vilar do Monte
Proteção
Situação ActualProcedimento encerrado / arquivado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaDespacho de encerramento de 31-03-2008 do Subdirector do IGESPAR, I.P.
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaPovoado de grandes dimensões, situado no topo de uma importante elevação sobre a aldeia de Vilar do Monte, na vertente noroeste da serra de Bornes e dominando, quase por completo, toda a depressão de Macedo de Cavaleiros (CNS n.º 6650). Neste local, estrategicamente colocado e com ótimas condições de defesa, foram escavadas até 2012, 14 cabanas pertencentes a fases distintas de ocupação, bem como o que se presume ser os vestígios de uma muralha da Idade do Ferro.
Os trabalhos forneceram um amplo conjunto de materiais, destacando-se as produções cerâmicas de tradição Campaniforme e uma área dedicada à atividade metalúrgica. O resultado dos estudos efetuados permitem, segundo os investigadores, enquadrar este povoado num momento relativamente antigo da primeira Idade do Bronze, eventualmente no segundo quartel do segundo milénio a.C. A ser correta esta proposta de cronologia, estaremos na presença de um dos mais antigos povoados com evidência de produção de bronzes conhecidos em território português e, eventualmente, em toda a região peninsular.
Na vertente noroeste, existem igualmente dois abrigos rupestres, apresentando o Abrigo 2 vestígios de ocupação humana. Apesar da afetação da estratigrafia pela ocorrência de diversos vandalismos, observou-se que a maioria do material exumado pertence à Pré-História Recente, embora existam também fragmentos de cerâmica da Idade do Ferro e da Idade Média.
Maria Ramalho/DGPC/Abril 2013
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt