Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Marcos da Barca de Odemira
Designação
DesignaçãoMarcos da Barca de Odemira
Outras Designações / PesquisasPadrões da Barca de Passagem do Rio Mira / Cais das Barcas (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBeja/Odemira/São Salvador e Santa Maria
Endereço / Local
LATITUDE LONGITUDE
DistritoBeja
ConcelhoOdemira
FreguesiaSão Salvador e Santa Maria
Proteção
Situação ActualProcedimento encerrado / arquivado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaDespacho de encerramento de 30-03-2006
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizados junto à ponte de aço da vila de Odemira construída em 1940, os Marcos da Barca foram implantados em ambas as margens do rio Mira (Este e Oeste) relacionando-se com a utilização de uma antiga embarcação que, nesse local, antes da existência da ponte, fazia o transporte de pessoas para a outra margem. Nestes marcos, bastante semelhantes a Alminhas (monumentos religiosos), ficavam presos os cabos que, amarrados à barca tornavam a passagem mais segura.
Estes marcos ou padrões, foram construídos em alvenaria de pedra rebocada e caiada, possuindo uma planta retangular com cobertura em duas águas também de alvenaria. Nas frontarias dos dois marcos abrem-se arcos de volta perfeita onde se encontrava o ponto de fixação da roldana e do sarilho que depois prendia os cabos da barca. Observa-se, ainda, a existência de frontões triangulares com cruz no acrotério central e urnas nos acrotérios laterais. Todos estes elementos decorativos são elaborados em argamassa verificando-se que, atualmente, os alçados principais surgem pintados com uma faixa delimitadora de cor azul. Os alçados laterais, por sua vez, são cegos. O marco localizado a Oeste, que se encontra em posição de maior destaque e praticamente ao nível do rio tem, no tardoz, um arco de volta perfeita rematado por suave empena triangular. O marco que se implanta do lado Este, por sua vez, encontra-se adossado a um muro de sustentação em pedra possuindo, encastrada no frontão, uma placa de calcário branco contendo a seguinte inscrição a letras maiúsculas negras: HV PN HVA AV MA PELA ALMA DE / QVEM DEIXOV ESTA BARCA / MANDOU FAZER ESTE PADRA/O O DTOR JOAO DA ROCHA PINTO / PDOR DA COMARCA DA CIDADE / DE BEJA DE 1672/. Ou seja:Um Padre-nosso e uma Ave-maria pela alma de quem deixou esta barca. Mandou fazer este padrão o doutor João da Rocha Pinto provedor da comarca da cidade de Beja de 1672.

História
Estes marcos pertenciam à instituição da Albergaria da Barca, um legado pio ainda de influência medieval onde os instituidores exortavam os viajantes a proferirem orações pela sua alma em vez de, neste caso, pagarem o serviço de transporte.
A informação mais antiga sobre a Barca de Odemira surge na Crónica de João Cascão que relata a viagem de D. Sebastião ao Alentejo e ao Algarve no ano de 1573, sendo que os marcos, nesta época, seriam apenas simples paus cravados no solo. O marco da margem direita, como referido anteriormente, possuiu uma inscrição do século XVII. No entanto, em finais do século XIX (1860), a Câmara adquiriu cantaria e ferro para a construção, ou reconstrução, do padrão do lado Oeste visto que o que ali existia, igualmente em alvenaria, tinha sido derrubado. É fácil calcular que a ocorrência de cheias e a própria força do rio danificassem, com frequência, estas pequenas construções, sobretudo a que se encontrava a cota mais baixa e mais isolada.
Os Marcos da Barca são assim importantes testemunhos históricos e patrimoniais da vila de Odemira, revelando o indispensável papel que tiveram na vida das populações, desde pelo menos o século XVI, até ao finais do séc. XIX (1891), altura em que será inaugurada a primeira ponte junto à vila.

Maria Ramalho/DGPC/2017, com o apoio de Ana Tendeiro, C. M. de Odemira.
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Odemira Histórica - Estudos e Documentos, 2006.QUARESMA, António MartinsEdiçãoOdemira
A Barca de Odemira, 1993.QUARESMA, António MartinsEdiçãoOdemira

IMAGENS

Marco da Barca de Odemira (Oeste). Luis Guerreiro, C. M. Odemira, 2013.

Marco da Barca de Odemira (Este). Luis Guerreiro, C. M. Odemira, 2008.

Marcos da Barca de Odemira - localização em vista aérea.

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt