Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

CTT de Arganil
Designação
DesignaçãoCTT de Arganil
Outras Designações / PesquisasEdifício dos Correios de Arganil / Edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones, CTT, de Arganil (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaCoimbra/Arganil/Arganil
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo Conselheiro José Dias FerreiraArganil Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoCoimbra
ConcelhoArganil
FreguesiaArganil
Proteção
Situação ActualProcedimento caducado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaEsteve em vias de classificação, nos termos do Regime Transitório previsto no n.º 1 do Artigo 1.º do Decreto-Lei n.º 173/2006, DR, I Série, n.º 16, de 24-08-2006 (ver Diploma), mas caducou, visto o procedimento não ter sido concluído no prazo fixado no referido artigo.
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaLocalizado no centro de Arganil, o edifício dos CTT é considerado, em conjunto com os Paços do Concelho e a Casa da Criança-Bissaya Barreto, um dos mais significativos exemplares da arquitectura do século XX na estrutura urbana da vila.
Edificado cerca de 1945, o edifício segue um dos modelos-tipo estabelecidos em 1936 pela Comissão dos Novos Edifícios para os CTT, que se inspira na "Casa Portuguesa" de Raul Lino. A obra foi dirigida pelo arquitecto Adelino Nunes.
De planta rectangular, o edifício divide-se em três pisos, com diferentes funções: o piso térreo, semi-rebaixado, e apenas acessível na fachada traseira, alberga os armazéns, o piso intermédio é destinado ao atendimento público, o superior era originalmente a habitação do Chefe dos Correios.
A fachada, com dois registos, é precedida por escadaria que forma um átrio. No registo inferior abre-se uma pequena galeria com três arcos de volta perfeita, a que correspondem três portas de entrada no edifício, de moldura rectangular. No registo superior foram rasgadas três janelas, de moldura quadrada e recorte na base. O conjunto é rematado por beiral.
Catarina Oliveira
DIDA/IGESPAR, I.P./ 4 de Outubro de 2007
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Português Suave - Arquitecturas do Estado NovoFERNANDES, José ManuelEdição2003LisboaEnsaio que evidencia a diversidade e a qualidade internacionalizada das propostas modernas da arquitectura portuguesa do século XX. Aqui recupera-se criticamente muitos dos modelos historicistas e totalitários dos programas oficiais do regime, na metrópole e nas antigas colónias.
ArganilANACLETO, ReginaEdição1996Kisboa

IMAGENS

Planta de localização do imóvel

Fachada principal

Vista geral do edifício e envolvente urbanística

Vista geral

Entrada principal

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt